Pais do Leão

Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 O Leão de Arroios

Resumo: reunião entre a APEE, o Lisboa Ginásio Clube e a Junta de Freguesia de Arroios

Deixe um comentário

 

crianc3a7as1A pedido da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da EB1 “O Leão de Arroios”, realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro de 2016, pelas 10h15, nas instalações do Lisboa Ginásio Clube (LGC), uma reunião subordinada ao tema “Componente de Apoio Familiar” (CAF) que contou com a presença da APEE (Rui Maia e Nuno Roma), o LGC (Pedro Almeida) e Junta de Freguesia de Arroios (JFA) (Anabela Miranda).

A reunião iniciou-se com a apresentação dos resultados do inquérito realizado recentemente pela APEE, com uma especial atenção para os resultados relacionados com “Componente de Apoio Familiar” (CAF):

https://paisdoleao.wordpress.com/2016/02/04/resultados-do-inquerito-aos-pais-e-encarregados-de-educacao-da-eb1-leao-de-arroios/

A ordem de trabalhos que se seguiu contemplou dois temas ortogonais relacionados com as actividades realizados no CAF durante:

A – Período Lectivo

B – Período de Férias Escolares

Relativamente ao primeiro ponto, foi apresentada pela APEE a conveniência de introduzir algumas melhorias à oferta que é hoje proporcionada às crianças para preenchimento dos tempos livres da manhã (entre as 8h00 e as 9h00) e da tarde (entre as 17h30 e as 19h00).

Em particular, foram apresentadas as seguintes propostas:

A – Período Lectivo

A.1 – Organização de “clubes/academias” oferecidas aos alunos do CAF durante o período entre as 17h40 e 18h40.

Este oferta tem uma iniciativa “piloto” já a decorrer desde o início do ano lectivo subordinada ao “Rugby”. Contudo, propôs-se o alargamento a outros temas, procurando aproveitar os meios, competências e recursos humanos já hoje disponíveis nos quadros do LGC:

http://www.lgc.pt/actividades

De modo a facilitar o arranque destes “clubes/academias”, propôs-se um alargamento faseado, contemplando um ou dois temas, a realizar uma vez por semana.

Exemplos propostos:

– Teatro/representação

– Dança

– Música/percussão

– Mini-workshops de Línguas Estrangeiras

– Ténis de mesa

– etc.

Relativamente ao espaço: dadas as limitações, propôs-se a utilização de um espaço reservado do ginásio, de modo a evitar dificuldades logísticas no arranque.

A.2 – Oferta de um espaço de leitura/realização de TPCs

Esta oferta contempla a disponibilização de uma sala/biblioteca que as crianças (que assim o desejarem) podem utilizar para ler livros e realizar os TPCs. Este espaço pode ainda ser enriquecido com actividades de grupo. Exemplo: clube de leitura

A.3 – Segurança

Foi abordada a preocupação manifestada por alguns pais (através do

inquérito) acerca do controlo de entradas e saídas das crianças do CAF.

Relativamente ao segundo ponto, foram apresentadas as seguintes propostas:

B – Período de Férias Escolares

B.1 – Enriquecimento da oferta de actividades

A este respeito, foi manifestada a necessidade de enriquecimento das actividades realizadas durante este período, visando não só aquelas que são realizadas nas instalações da escola, mas sobretudo as que são realizadas fora do espaço da escola.

Foram apresentadas diversas propostas de passeios/actividades de lazer/cultura, a maioria deles gratuitos (com eventual comparticipação dos custos dos transportes públicos, por parte dos pais). Exemplos:

– Visita à polícia municipal

http://www.cm-lisboa.pt/viver/seguranca/policia-municipal/conhecer-a-pm

– Visita ao quartel de bombeiros

http://www.cm-lisboa.pt/viver/seguranca/regimento-de-sapadores-bombeiros/visitas-escolares

– Visita à quinta pedagógica

http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt/index.php?id=3833

– Visita ao Parque Florestal de Monsanto http://www.cm-lisboa.pt/viver/ambiente/parque-florestal-de-monsanto

– Programas Culturgest

http://www.culturgest.pt/arquivo/2015/se/09/se-portatil.html

– Visita/ida ao teatro

http://www.teatro-dmaria.pt/pt/escolas/

B.2 – Oferta do programa praia/campo

Foi proposto o estabelecimento de uma colaboração entre o LGC e a JFA no sentido de oferecer o programa praia/campo aos alunos do CAF durante o período do verão. Esta oferta não só permitiria enriquecer substancialmente a oferta do CAF durante uma ou duas semanas do verão, como facilitaria a logística e horários de entrega das crianças, uma vez que a saída das crianças seria feita directamente da escola, sob o regime de funcionamento e horário habituais do CAF.

Conclusão:

A generalidade das propostas apresentadas foi bem acolhida por parte do LGC e JFA, tendo estas duas instituições se comprometido em estudar a possibilidade de as por em prática, se possível ainda durante o presente ano lectivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s