Pais do Leão

Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 O Leão de Arroios

Obras na escola :: Assembleia Municipal aprova por unanimidade recomendação à CM!

Deixe um comentário

Finalmente recebemos a confirmação de que, após termos ido a Assembleia Municipal de Lisboa apresentar os problemas físicos com que a escola se debate, e após a nossa divulgação aos media desses mesmos problemas, chega-nos a confirmação de que uma recomendação apresentada em Assembleia Municipal de Lisboa para que a Câmara Municipal de Lisboa realize as obras necessárias nesta paragem letiva foi aprovada por unanimidade, ou seja, por todos os grupos políticos presentes na AM de Lisboa (PS, PSD, PCP, BE, CDS-PP, PEV, MPT, PAN, PNPN e 6 independentes) 

Colocamos abaixo (e aqui) a recomendação (apresentada pelo BE)  aprovada por unanimidade e a resposta que já recebemos de um dos grupos de deputados municipais (PS).

Aguardamos agora, a necessária resposta da própria Câmara Municipal de Lisboa e a informação pela Direção do Agrupamento. Essas seriam, existindo um funcionamento normal dos orgãos, as vias prioritárias e permanentes de troca de informação.

————————-

Recomendação 09/73 (BE) – Condições de segurança e saúde na Escola EBI Leão de Arroios
16-06-2015

Agendada: 73ª reunião, 16 de Junho de 2015
Debatida e votada: 73ª reunião, 16 de Junho de 2015
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

Condições de segurança e saúde na Escola EBI Leão de Arroios

Considerando que:
1. A escola EB1 Leão de Arroios funciona diariamente com cerca de 400 crianças e ainda dezenas de professores e funcionários.
2. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem responsabilidade sobre a manutenção das boas condições de utilização da escola e sobre a segurança e saúde das crianças.
3. A associação de pais já solicitou informação à CML sobre o plano de evacuação e segurança e, apesar de informação prestada de que o mesmo se encontrava em fase de finalização, não existe nenhuma concretização do mesmo.
4. Os pais temem, ainda, pela segurança dos seus filhos, porque a escola não tem um Plano de Evacuação e Segurança e foi construída num prédio onde dois dos três pisos ficam abaixo do nível do solo e o recreio é interior.
5. O pátio da escola, onde os alunos brincam, está rodeado de prédios e a única forma de sair do estabelecimento de ensino é por uma porta que dá directamente para uma rua. “A escola não tem uma porta corta-fogo, que é obrigatória, e os miúdos estão trancados à chave” durante o dia.
6. As obras realizadas no pátio exterior resultaram na colocação de um revestimento abrasivo e inadequado para as crianças, tendo já provocado ferimentos em várias.
7. A CML reconhece este problema e analisou a possibilidade de o desgaste do pavimento resultar numa superfície menos abrasiva. Na realidade a agressividade abrasiva mantem-se.
8. As salas de aula com grandes superfícies envidraçadas e expostas ao sol provocam temperaturas elevadíssimas no espaço onde as crianças devem estar confortáveis e sem risco para a sua saúde.
9. No ano passado, a autarquia fez obras, mas ficaram inacabadas, tendo retirado os toldos degradados (perigosos) que protegiam as salas de aula do sol e não os substituíram ou repararam.
10. A proximidade do verão tem provocado temperaturas muito altas, tendo alguns professores recorrido a molhagem da cabeça dos alunos para arrefecimento.
11. A biblioteca da escola continua inacessível e encerrada.

Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia Municipal de lisboa, reunida em sessão ordinária no dia 16 de Junho de 2015, delibere recomendar à CML
1. Que implemente o plano de emergência e evacuação da escola EB1 Leão de Arroios.
2. Que a CML a estude uma solução para resolver o problema do chão abrasivo do recreio, indicando se possível, os prazos para a execução da mesma.
3. Que a CML procure uma solução para resolver o problema das temperaturas excessivas dentro das salas de aula, ou através de meios de sombreamento ou de climatização indicando, se possível, o prazo de implementação de solução.
4. Enviar todos os esforços para que a EB1 Leão de Arroios volte a dispor de uma biblioteca para os alunos
P’ Bloco de Esquerda,
Ricardo Robles

—————————-

RESPOSTA ENVIADA À APEE – PAIS DO LEÃO – PELO PS – PARTIDO SOCIALISTA

Exmos. Senhores,

Acusamos a receção do vosso email, o qual desde já agradecemos.

Aproveitamos para informar que o Grupo Municipal do Partido Socialista vou favoravelmente a Recomendação nº 9/73 – Condições de segurança e saúde na Escola EBI Leão de Arroios, e não podemos deixar de mostrar a nossa solidariedade com todos os pais e encarregados de educação que apelam à melhoria rápida das condições da Escola EB 1 Leão de Arroios.

Mais informamos que, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, as intervenções estão previstas para a interrupção letiva de verão.

Com os melhores cumprimentos,

Grupo Municipal do Partido Socialista

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s