Pais do Leão

Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 O Leão de Arroios

A APEE presta contas: Um ano letivo de Pais do Leão

Deixe um comentário

banner-balançoEm Outubro de 2014 fomos eleitos. Num clima conturbado conseguimos aquilo que parecia impossível, que a Associação de Pais fosse realmente constituida por pais e encarregados de educação de alunos que frequentam a escola, afastando uma estrutura inativa, estanque e fechada que não servia os interesses dos alunos. Não foi fácil. Foram muitas as barreiras que encontrámos. Às vezes nas coisas mais simples como, por exemplo, termos um espaço de trabalho onde pudéssemos ter documentos guardados ou termos acesso livre à escola em horário letivo — como a anterior AP tinha —, acesso que, até hoje, não nos foi permitido pela direção do agrupamento. As mudanças começam pelas coisas mais simples e, pelas coisas mais simples, começámos:

A nível da estrutura da APEE:
– Alterámos os estatutos da anterior AP, deixando de ser possível a pessoas que não sejam atuais pais ou encarregados de alunos da escola fazerem parte da APEE.
– Alterámos a quota em função do escalão de rendimento como nas regras do SASE.
– Aprovámos um regulamento que permite a realização de eleições de forma transparente e que impede que haja qualquer tipo de ganho financeiro direto ou indireto por parte dos membros da APEE.
– Elegemos 2 elementos para o Conselho Geral do Agrupamento, orgão que até ao momento estava sem representação de pais da EB1 há vários anos.

Compromissos sobre transparência e informação aos pais e encarregados da escola:
– Publicámos semanalmente as ementas da escola no nosso site e facebook.
– Criámos a hora de atendimento aos pais. Todas as semanas recebemos pais e encarregados de educação na nossa sala, alternadamente entre segundas e quintas-feiras.
– Atualizámos diariamente o nosso Facebook e site com informações de interesse para toda a escola.
– Questionámos a direção da escola por diversas vezes sobre o seu funcionamento e sugerimos alterações fazendo diversas propostas de melhoramento.
– Esclarecemos e tentámos obter respostas a todos os mails enviados por pais sobre a vida dos seus educandos na escola.
– Realizámos duas assembleias gerais de pais: uma em novembro outra em março.

Em relação às obras:
– Precedemos à recolha de depoimentos de pais sobre as condições do recreio.
– Reunimos com a CML tendo em vista a resolução de problemas que ficaram por resolver na escola depois das obras.
– Escrevemos a vereadores.
– Fomos a uma sessão aberta da CML e a uma sessão aberta da AML denunciar a falta de conclusão das obras por parte da CML.
– Enviámos 2 comunicados de imprensa.
– Reunimos com Junta de Freguesia de Arroios sobre pequenos arranjos necessários como aos WC’s (cujas torneiras do recreio foram substituidas ao fim de 2 anos sem estarem a uso).
– Obtivemos a confirmação (ainda não formalizada pela CML) que no final deste ano letivo arranca nova empreitada para correção das obras anteriores permitindo aos alunos, por exemplo, voltar a ter biblioteca.

Atividades para melhoramento da comunidade escolar:
– Realizámos parcerias com 3 entidades para alunos, pais e encarregados de educação:
– – Piscina do IST (que infelizmente e por razões que nos ultrapassam ficou encerrada no 3º periodo).
– – Centro de Estudos Ensinar a Aprender.
– – Dojo Sakura – Jjitsu para alunos e defesa pessoal para pais.
– Realizámos uma sessão sobre Bullying com pediatra Mário Cordeiro destinada a pais e educadores, dia 10 de Dezembro
– Doámos, através do IST, 9 computadores e respetivos monitores com vista à realização de uma sala multimédia na escola, a qual não foi possível devido à falta de espaço, tendo sido os mesmos destinados à substituição de outros já obsoletos
– Oferecemos, através da CONFAP, 30 livros às turmas de 4º anos (5 por sala) para desenvolvimento de tarefas em sala de aulas de língua portuguesa e matemática
– Realizámos uma sessão com a escritora Margarida Fonseca Santos, sobre bullying, com as turmas de 3º ano
– Realizámos a festa de final de ano, a qual não era realizada há 3 anos, e que contou com a colaboração de dezenas de pais voluntários. Um momento único de partilha e encontro com a comunidade escolar.
– Escrevemos ao Secretário de Estado da Educação questionando sobre a falta de um psicólogo na escola
– Participámos na Avaliação Externa do Agrupamento do IGEC

Sobre a comunidade envolvente:
– Participámos num programa de rádio no IST

Reforçámos laços com entidades que promovem a escola e a sua ligação ao meio envolvente:
– Lisboa Ginásio Clube
– Junta de Freguesia de Arroios
– Confap
– Apoiámos e divulgámos as Olisimpiadas de lisboa
– Apoiámos e divulgámos o orçamento participativo relativo à reabilitação do Largo do Leão

Não conseguimos concretizar tudo o que planeámos. Os pontos mais relevantes que não conseguimos atingir durante este ano letivo, por dificuldades várias, são os seguintes:

– Concretizar e formalizar a recuperação do direito de entrada na escola sem restrições pelos membros da APEE. Esse direito foi retirado pela Direção do Agrupamento aquando da eleição desta nova associação de pais. Pensamos que só com a recuperação desse direito essencial, e sem prejudicar as aulas e atividades, os pais, mães e encarregados de educação podem conhecer com profundidade a escola e a sua vida interna, e assim, melhorar a sua capacidade de intervenção e articulação com os restantes órgãos escolares.

– Conseguir que a CML termine as obras cumprindo os compromissos: toldos, chão, infiltrações (e reabertura da biblioteca) e plano de evacuação e emergência (incluindo alterações físicas necessárias)

Resta o principal: agradecer a todos os pais, mães e encarregados de educação o apoio que deram desde o primeiro momento quando iniciámos este percurso, ainda antes de assumirmos a direção da associação de pais. Não é um lugar comum dizer, de facto, que essa determinação que sentimos de todos em melhorar a escola nos deu a capacidade e legitimidade de transformar aquilo que é de todos, e principalmente, das crianças. Obrigado, e até já.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s