Pais do Leão

Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 O Leão de Arroios

Comunicado de Imprensa: Infiltrações, Falta de Plano de Evacuação, Chão Perigoso e Insalubridade continuam na Escola Leão de Arroios

Deixe um comentário

CM Lisboa não conclui as obras que iniciou e falha compromissos assumidos.

 

As Infiltrações graves em zonas elétricas, a inexistência de um Plano de Emergência, o avançado estado de degradação dos pátios, com terraços, toldos e vidros partidos eram apenas alguns dos problemas mais urgentes da Escola EB1 – O Leão de Arroios no início de 2014. Depois de várias iniciativas dos pais e encarregados de educação, foram realizadas pela CML nas férias de verão de 2014 algumas das intervenções mais urgentes. No entanto, apesar de terem sido feitas algumas obras, continua a não existir Plano de Evacuação. A escola continua sem Biblioteca por estar a ser usada como sala de aula devido a infiltrações. Há casas de banho sem torneiras ou sabão. E o chão do pátio, apesar de ter sido completamente novo, revelou-se inadequado e perigoso para as crianças. Perante as chamadas de atenção da APEE, e perante a deficiente qualidade das obras, a CML continua a não querer exigir ao construtor a correção dos trabalhos mal realizados e a conclusão definitiva dos mesmos. Remete a correcção para um novo orçamento, novo cabimento orçamental. E não há data para as crianças, professores e funcionários terem a segurança e condições de aprendizagem a que têm direito.

 

Os toldos perigosos e degradados foram retirados mas, apesar dos compromissos assumidos, a escola continua sem sombreamento. Com a chegada da primavera e do verão as salas de aula ficarão rapidamente impraticáveis pelas altas temperaturas, devido à elevada exposição solar a que são sujeitas. Já hoje algumas salas têm papeis colados nos vidros, fazendo uma previsão fácil sobre o que vai acontecer. Sem proteção, sempre que chove, 400 crianças atropelam-se em exíguos e ensurdecedores corredores da escola.

 

Apesar dos compromissos assumidos pela CML as casas de banho não foram intervencionadas e continuam sem um mínimo de condições de salubridade. Parte delas não está a uso. As que estão a funcionar têm torneiras estragadas, portas empenadas, sanitas constantemente entupidas e muitos dos nossos filhos recusam-se a utilizá-las. Aguentam até ao final do dia para fazerem as suas necessidades quando chegam a casa. Esta é uma situação básica e que pode tornar-se rapidamente num problema para a saúde das crianças.

 

Não menos preocupante é o facto da escola continuar sem plano de evacuação. Em Fevereiro do ano passado – 2014 – a CML afirmou, em reunião nos paços do concelho, que estava a ultimar esse plano. Até hoje, o mesmo não existe e os responsáveis confiam na sorte. A escola é essencialmente uma cave, com um recreio interior, com as portas fechadas à chave durante o dia e sem saídas de emergência. A CML tem conhecimento que esta é uma escola que, em caso de tragédia, o desfecho pode ser dramático. Situação que queremos evitar a todo o custo.

 

A APEE – Pais do Leão – considera que a segurança e qualidade de ensino das crianças, professores e funcionários é uma prioridade. Neste caso, a CML está a colocar em risco centenas (400) crianças ao não exigir a conclusão das obras e ao não operacionalizar as restantes que são também urgentes.

 

A APEE  – Pais do Leão – sempre demonstrou total disponibilidade para colaborar na solução e considera que não é compreensível ou aceitável que a segurança e salubridade do ambiente, no dia a dia, de centenas de crianças e dezenas de professores e funcionários possa continuar a ser chutada para a frente como uma bola no recreio.

 

Disponíveis para mais esclarecimentos,
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 O Leão de Arroios – Pais do Leão
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s